Fertilidade masculina

Deveria ser fácil engravidar, certo? Afinal, a maioria das pessoas passa a adolescência e a maior parte dos vinte anos fazendo tudo o que pode para evitar isso. Os jovens têm mais medo de engravidar inapropriadamente do que de qualquer outra coisa. Mas, na realidade, quando começam a tentar engravidar, aproximadamente 25% dos casais estão tendo problemas. 1,2 O sistema reprodutivo humano é prolífico em circunstâncias ideais, mas também é frágil, e muita coisa pode dar errado.

O objetivo deste artigo é explicar os princípios básicos da fertilidade masculina e descrever o que pode perturbá-la, e então apresentar algumas maneiras simples de melhorar a saúde e recuperar essa fertilidade. Três fatores muito importantes são melhorar a nutrição, reduzir exposições tóxicas e diminuir os níveis de estresse. Depois de apenas alguns meses de esforços diligentes para fazer essas mudanças, os casais geralmente conseguem engravidar mesmo depois de terem tentado sem sucesso por um ano ou mais. Embora o foco deste artigo seja a fertilidade masculina, esses fatores se aplicam à saúde e à fertilidade das mulheres e também dos homens.

Fertilidade para um homem é definida como a capacidade de engravidar uma mulher e produzir descendentes.

Então o que é infertilidade? Um casal é considerado infértil se não tiver concebido após um ano de relações sexuais frequentes e desprotegidas (se a mulher tiver menos de trinta e cinco anos). Quando mais velhas do que trinta e cinco, esse diagnóstico é dado após seis meses, pois a fertilidade diminui significativamente em mulheres após essa idade.

Quando um casal tem problemas para engravidar, geralmente a culpa é da mulher. Mas, na realidade, metade das vezes o homem tem um problema. Quando os casais passam por exames médicos, 40% das vezes o problema pode ser atribuído à mulher, 40% das vezes ao homem, 10% das vezes a ambos e nos outros 10% nenhum problema específico pode ser identificado. Um casal deve ser considerado como uma unidade, e ambos precisam investigar a causa da infertilidade até que o problema ou problemas sejam descobertos ou resolvidos.

Um espermatozóide saudável entrando no óvulo.

SAÚDE
A reprodução é uma função biológica dispensável para o corpo humano, na verdade para todos os sistemas vivos. Se uma pessoa é pouco saudável, por que o corpo iria querer conceber, crescer e trazer outra vida ao mundo? Então não deveria ser surpresa que a melhor maneira de ser fértil e ter um bebê saudável é ter uma saúde vibrante. Ao colocar o foco na saúde, os problemas de fertilidade geralmente se resolvem.

Muitos problemas de saúde, e os medicamentos usados ​​para tratá-los, podem afetar a fertilidade de um homem. Os mais comuns são distúrbios endócrinos (diabetes, tireoide, adrenal), pressão alta, doença cardíaca, doença hepática ou renal, depressão, fibromialgia, dor crônica, tratamentos de câncer, fibrose cística, anemia falciforme, doença celíaca e muitos mais. Nenhum medicamento tomado para essas condições, de venda livre ou com receita, deve ser considerado seguro. 3 Todos os medicamentos devem ser discutidos com o médico prescritor do ponto de vista da saúde, fertilidade e efeitos sobre o feto. Se o homem tem uma condição médica, é importante considerá-la como parte da melhoria da saúde e da fertilidade.

CAUSAS DE INFERTILIDADE
A causa mais comum de infertilidade em homens é esperma anormal, respondendo por 90 por cento dos casos. Os outros 10 por cento incluem trauma na anatomia, varicocele, fatores imunológicos, disfunção sexual e outros problemas menos comuns. Mas 25-40 por cento das vezes nenhuma razão específica pode ser encontrada.

Como o esperma é testado para determinar se é anormal? O homem deve fornecer uma amostra de sua ejaculação e ela é enviada para análise de sêmen. Esta análise avalia a contagem de espermatozoides (o normal é maior que vinte milhões), a motilidade e a forma do esperma e o volume do sêmen. Pelo menos duas amostras diferentes devem ser examinadas com um mês de intervalo, e três são o melhor. O esperma varia de dia para dia, e um teste não é suficiente. Na realidade, olhar o esperma sob o microscópio não é uma maneira muito precisa de avaliar sua capacidade de fertilizar um óvulo, mas é o melhor teste disponível atualmente.

IDADE PATERNA
As altas taxas de infertilidade de hoje são exacerbadas pelo fato de que muitos casais adiam ter filhos e estão tentando conceber quando sua fertilidade está diminuindo. As principais razões dadas para esse atraso são o desejo de se concentrar em carreiras e a incapacidade de sustentar um filho. Infelizmente, as decisões de adiar muitas vezes ignoram as realidades da idade e da reprodução.

É verdade que os homens podem permanecer férteis até a velhice e ter filhos até os oitenta anos. Mas o fato é que a contagem de espermatozoides diminui com a idade. É mais provável que isso afete a fertilidade se a contagem estiver abaixo do normal para um homem em particular quando jovem.

Pesquisas mostram que o risco de ser pai de uma criança com problemas de saúde aumenta após os quarenta anos. A idade limite para doar esperma é trinta e cinco anos. A idade avançada do pai tem sido associada a vários distúrbios congênitos (como lábio leporino ou fenda palatina), maiores taxas de esquizofrenia e autismo e diminuição da capacidade intelectual na prole. 4

A idade é frequentemente associada a uma diminuição da função sexual para os homens. Normalmente, os homens acham mais difícil obter e manter uma ereção, as ereções são menos duras, a força ejaculatória diminui e demora mais entre a ejaculação e a capacidade de obter outra ereção. Acredita-se que essas mudanças afetam a fertilidade apenas indiretamente, como quando a disfunção sexual resulta em uma diminuição da atividade sexual ou se o homem tem fertilidade marginal por outras razões.

TRATAMENTO MÉDICO
Se um homem tem menos de quarenta anos e não tem problemas médicos óbvios, então ele deve começar focando em alcançar uma saúde vibrante. Se ele é basicamente saudável e já come razoavelmente bem, pode levar de três a seis meses para ver mudanças. Se ele tem uma dieta ruim, altos níveis de estresse e foi exposto a muitas toxinas, pode levar de doze meses a dois anos para recuperar a saúde adequada para ser fértil. Não tenha pressa; quanto mais saudável um homem for no momento da concepção, mais saudável a criança será.

Se um homem tem mais de quarenta anos, ele deve se concentrar em sua saúde e, ao mesmo tempo, obter ajuda de um profissional médico qualificado. Uma abordagem de equipe pode incluir um médico de atenção primária, um especialista em fertilidade, um médico holístico, um acupunturista, um herbalista e outros.

A maioria dos médicos que trabalham no sistema médico atual tem pouca compreensão de como dar suporte à saúde ou como identificar e tratar as verdadeiras causas dos problemas de saúde. O médico de atenção primária provavelmente fará um histórico e exame físico, exames laboratoriais e uma análise de sêmen. Este é um bom lugar para começar. O treinamento em clínica de família não inclui tratamento de fertilidade, então o homem pode ter que insistir em um encaminhamento para um especialista em fertilidade. Os tratamentos típicos que estão disponíveis em clínicas de fertilidade incluem medicamentos, inseminação artificial ou algum tipo de fertilização in vitro (FIV). Eles são necessários e apropriados em apenas uma pequena porcentagem de pacientes, mas são frequentemente usados ​​para todos os pacientes porque eles não têm mais nada a oferecer. Quando realmente necessário, graças a Deus pela tecnologia médica moderna.

JANELA FÉRTIL
Um fator feminino muito importante que pode impedir até mesmo o casal mais saudável de conceber é o momento da relação sexual. Para engravidar, um casal deve fazer sexo quando a mulher estiver fértil. Embora pareça óbvio, esta pode ser a principal razão pela qual os casais não têm sucesso. A maioria das mulheres não entende realmente seus ciclos reprodutivos, e certamente não se pode esperar que o homem saiba disso por ela. Em um estudo de mulheres tentando ativamente engravidar, apenas 13% conseguiram identificar corretamente seus dias férteis. 5

Normalmente, há seis dias durante qualquer ciclo em particular em que uma mulher é mais fértil. Esses dias são conhecidos como sua “janela fértil”. São os cinco dias antes e o dia da ovulação, quando o óvulo é liberado. Milagrosamente, o esperma é mantido vivo dentro do corpo da mulher por esses dias. O casal precisa ter relações sexuais durante esse período. Todas as apostas estão canceladas se isso não for compreendido; o momento pode ser tudo. O curso online “Sua janela fértil” do MyPregnancyExpert.com pode ajudar as mulheres a entender como identificar seus dias férteis e como seus próprios ciclos menstruais individuais se comparam ao normal.

Os casais devem ter relações sexuais todos os dias durante os seis dias mais férteis da mulher se o homem tiver contagens normais de espermatozoides. Se as contagens forem baixas, então faça sexo em dias alternados. Além disso, cubra suas bases fazendo sexo duas a três vezes por semana durante todo o mês, pois não se sabe exatamente quando a mulher ovulará. Pesquisas mostram que um período prolongado de excitação sexual aumentará a quantidade de esperma presente na ejaculação. Além disso, homens que ejaculam com frequência demonstraram ter contagens de espermatozoides mais altas e espermatozoides mais saudáveis. E isso não precisa ser devido à relação sexual.

NUTRIÇÃO
Os alimentos que você come fornecem os nutrientes que são essenciais para sua saúde e fertilidade, bem como para a saúde do seu filho ao longo da vida. Para obter esses nutrientes, coma uma variedade de alimentos integrais, reais e frescos, aproveitando os exemplos dados para cada nutriente. Comer as calorias vazias de alimentos processados ​​pode satisfazer a fome e fornecer prazer equivocado, mas não fornecerá o que o corpo precisa. Nem uma pílula de vitamina sintética.

O corpo tem necessidades específicas de nutrientes para suas funções biológicas, incluindo fertilidade e reprodução. Primeiro, os macronutrientes são necessários — gorduras, carboidratos e proteínas. Depois, há vitaminas e minerais essenciais (conhecidos como micronutrientes), colesterol e fibras. Além disso, milhares de compostos biologicamente ativos estão presentes em alimentos integrais. Isso inclui fitonutrientes, enzimas, cofatores, antioxidantes e muito mais.

Cada alimento fornece sua própria combinação única de nutrientes. Um único alimento provavelmente contém gordura, proteína e carboidratos, além de várias vitaminas e minerais. A combinação particular naquele alimento é o que o torna único.

TOXINAS VEGETAIS
As toxinas vegetais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para se defenderem. Elas incluem fitatos, inibidores de protease, goitrogênios, ácido oxálico, lectinas, saponinas e fitoestrógenos, entre outros. Essas toxinas tornam os alimentos mais difíceis de digerir e interferem na absorção de nutrientes. Elas estão presentes em maiores quantidades em alimentos de sementes, que incluem grãos, leguminosas, nozes e sementes. A desativação dessas toxinas é auxiliada pela imersão, germinação ou fermentação desses alimentos. Cozinhar também ajuda.

A soja em particular deve ser evitada, pois suas propriedades estrogênicas podem desequilibrar os hormônios. Uma pequena quantidade de soja fermentada, como natto ou miso, é aceitável. Prisioneiros forçados a comer grandes quantidades de alimentos de soja se referem a isso como “castração química”.

A variedade é o tempero da vida. É muito importante comer uma seleção diversificada de diferentes alimentos vegetais. Isso ajudará a evitar muita exposição às toxinas de uma planta em particular. Além disso, cada planta tem um complemento diferente de nutrientes (conhecidos e desconhecidos) para oferecer.

ALIMENTOS ANIMAIS
Todos os alimentos animais devem vir de animais saudáveis ​​que comem sua dieta natural. Esses animais fornecem alimentos com níveis mais altos de nutrientes. Os animais de pasto devem estar em pastagens ricas com solo rico em nutrientes. Os porcos devem ter sol e poder forragear. Galinhas e patos precisam de acesso a verduras e insetos. E os animais do mar devem ser selvagens com livre acesso ao seu habitat natural. Evite alimentos de animais que receberam hormônios, antibióticos ou outros produtos químicos prejudiciais.

VEGETARIANISMO
É muito difícil obter nutrientes suficientes como vegetariano, especialmente vitaminas lipossolúveis e B 12 . Para obter esses nutrientes, coma ovos, manteiga ou ghee e laticínios integrais crus todos os dias. É extremamente importante preparar alimentos de sementes adequadamente (grãos, legumes, nozes e sementes) para obter o máximo de nutrição possível deles. Igualmente importante é evitar todos os alimentos processados ​​e refinados que oferecem apenas calorias vazias desprovidas de nutrição.

Reconsidere a escolha de comer dessa forma, especialmente se você estiver lutando com problemas de saúde ou fertilidade. Perceba que muitos animais são mortos na produção agrícola moderna de alimentos vegetais. Se você escolher animais criados conforme descrito acima, eles viverão uma vida boa, contribuindo para a saúde de uma fazenda ou ecossistema.

Uma dieta vegana que evita todos os produtos de origem animal não fornecerá nutrição adequada para uma reprodução saudável e uma criança saudável. É quase garantido que as crianças terão consequências de saúde relacionadas a vitaminas A, D, K 2 e B 12 inadequadas . A pesquisa do Dr. Weston Price não revelou nenhuma pessoa vibrantemente saudável comendo apenas alimentos vegetais. 9 Muitos grupos de pessoas que a princípio pareciam comer apenas plantas na verdade incluíam insetos em sua dieta. Os insetos são uma fonte rica de vitaminas lipossolúveis de importância crítica.

SUPLEMENTOS
Evite suplementos vitamínicos sintéticos e isolados. Eles não podem substituir alimentos na dieta e podem ser perigosos. 10 Pode haver benefícios em situações individuais para suplementar com suplementos alimentares integrais concentrados minimamente processados. Exemplos incluem óleo de fígado de bacalhau, óleo de manteiga rico em vitaminas, óleo de gérmen de trigo, algas marinhas, zinco e probióticos. Idealmente, um profissional de saúde qualificado ajudará a fazer recomendações.

ERVAS MEDICINAIS
Existem muitas ervas que podem ser úteis. É melhor trabalhar com um herbalista experiente que entenda sua situação individual. É importante ter orientação na escolha de produtos herbais de alta qualidade feitos da parte apropriada da planta de uma forma que preserve os ingredientes ativos. Também é muito importante usar uma dose clinicamente relevante.

MICROBIOMA
Este artigo não tenta abordar o assunto muito importante de ter um microbioma saudável em todo o corpo. Eduque-se sobre este assunto. A dieta deve incluir alimentos lactofermentados e caldo de osso para dar suporte a microrganismos saudáveis ​​no intestino. A saúde do intestino também afeta a capacidade de digerir e absorver nutrientes. A cada dia, novas evidências revelam a importância de um intestino saudável para todos os problemas médicos.

TOXINAS AMBIENTAIS
Muitas substâncias às quais os homens são comumente expostos são tóxicas para a saúde e especialmente para a fertilidade. Esses produtos químicos são frequentemente diretamente tóxicos para o esperma. Eles também podem interferir no delicado equilíbrio de hormônios no corpo. Esses produtos químicos são conhecidos como disruptores endócrinos.

Drogas recreativas como cannabis, cocaína, metanfetaminas e as muitas drogas sintéticas tão facilmente disponíveis hoje em dia devem ser completamente evitadas. Álcool e cigarros estão associados ao aumento do número de espermatozoides anormais. 11 Cigarros também estão associados a menos ejaculação. A toxicidade dos cigarros é agravada pelos muitos produtos químicos que eles contêm, incluindo os metais pesados ​​cádmio e chumbo.

A cafeína leva à exaustão adrenal, o que pode afetar negativamente a fertilidade. Nenhum nível seguro de cafeína foi documentado, e refrigerantes são ainda piores do que café e chá. A cafeína também pode estar presente em medicamentos, como comprimidos para dor de cabeça e resfriado de venda livre.

A exposição química vem de água tratada (cloro, flúor e mais), plásticos em muitas formas, panelas antiaderentes, utensílios de cozinha de alumínio, carpetes novos, tinta, estofados, produtos de limpeza e produtos de cuidados pessoais. Paisagistas, empreiteiros, trabalhadores da indústria e homens que têm contato regular com toxinas ambientais estão todos em risco de infertilidade. Exposições comuns são pesticidas, herbicidas, solventes, metais pesados, radiação e calor. 3

Lubrificantes sexuais, produtos para ducha vaginal e desodorantes vaginais também devem ser evitados, pois podem interferir na fertilidade. 12 Eles podem ser diretamente tóxicos para o esperma ou podem conter produtos químicos que desregulam o sistema endócrino.

Uma toxina muito importante para a fertilidade masculina é a radiação. A dose é cumulativa, somando-se a todas as exposições de uma vida. Raios-X e tomografias computadorizadas são a fonte mais óbvia de radiação. A exposição também vem de scanners de aeroportos e da radiação natural de viagens aéreas de alta altitude. Há níveis crescentes de radiação de fundo de acidentes nucleares em todo o mundo. E talvez o pior de tudo seja a exposição a campos eletromagnéticos (EMF). Isso vem de computadores, celulares, wi-fi, telefones sem fio e eletrônicos comuns, como um despertador.

As invenções modernas que nos expõem à radiação se tornaram uma parte aparentemente necessária da vida diária. O que pode ser feito para reduzir essa exposição? Comece de forma simples. Não coloque um laptop no colo e não coloque um celular no bolso da calça. Use seu telefone no viva-voz ou com um fone de ouvido. Desligue seu telefone, computador e wi-fi à noite e coloque um relógio de bateria na cabeceira da cama. Quando você voar, opte por não usar o scanner e reserve um tempo para uma revista. Se você viaja com frequência, seja aprovado para uma verificação prévia para passar apenas por um detector de metais.

ESTRESSE
Estima-se que o estresse desempenhe um papel em até 30 por cento dos problemas de infertilidade. Homens que relatam níveis mais altos de estresse são menos férteis, e pesquisas documentam níveis de testosterona deprimidos e contagens de espermatozoides reduzidas. 13 O corpo usa vitamina A para produzir hormônios do estresse e pode ter pouco sobrando para a produção de hormônios sexuais. O estresse causa respostas fisiológicas, afetando a frequência cardíaca, a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, a digestão, o sistema imunológico e a reprodução. O ponto de ruptura é muito individual, por isso é sensato observar os sinais e sintomas que indicam que o estresse está afetando sua saúde. Isso inclui dores de cabeça, indigestão, dor abdominal, insônia, ansiedade, depressão, memória fraca, pensamento nublado, crítica aos outros, mau humor, comportamentos viciantes e diminuição do interesse em sexo.

É extremamente importante encontrar uma maneira de diminuir e controlar o estresse. Mude a situação, repriorize, faça menos ou simplesmente mude sua atitude. Reserve um tempo para silêncio e relaxamento e faça algo que lhe dê prazer. Algumas pessoas se beneficiam ao aprender técnicas específicas de relaxamento, praticando ioga, tai chi ou qi gong. Lembrar-se de reservar um tempo para reconhecer que você é um ser espiritual pode ser a chave para alguns. Considere também meditação, imagens, afirmações, oração e aconselhamento. Mais importante, lembre-se de que suas necessidades nutricionais aumentam durante períodos de estresse, então o foco em alimentos ricos em nutrientes é primordial.

Faça o que for preciso para diminuir sua sensação de estresse. O estresse não é bom para a saúde, e particularmente não é bom para a fertilidade. O corpo não distingue entre estresse físico ou psicológico. Muito estresse é um sinal claro para o corpo de que ter um bebê é uma péssima ideia.

OUTROS FATORES
Existem alguns fatores mais importantes a serem considerados que podem afetar a fertilidade.

Mantenha seus testículos frescos. Os testículos ficam pendurados para fora do corpo por um motivo. O esperma é danificado por temperaturas mais altas. Para esperma saudável, os homens devem evitar tudo o que se segue: banheiras de hidromassagem, saunas, banhos longos, shorts ou roupas íntimas apertadas, usar um laptop no colo, manter um celular no bolso e ficar sentado ou pedalando por longos períodos de tempo.

Mantenha um peso saudável. Tanto o sobrepeso quanto o baixo peso podem afetar a fertilidade. Exercite-se adequadamente. Exercitar-se excessivamente e estar em más condições físicas estão ambos associados à diminuição da fertilidade.

O sono é a base da boa saúde. Pesquisas mostram que são necessárias de sete a dez horas por noite. Duas coisas que ajudam a otimizar seu santuário de sono são evitar luzes artificiais e eletrônicos. Acordar sentindo-se descansado e rejuvenescido é normal. Se essa não é sua experiência, algo precisa ser feito a respeito.

A luz solar é muito importante para uma saúde vibrante e fertilidade. A luz solar na pele é necessária para o corpo produzir vitamina D. Ela ajuda a regular o relógio circadiano interno, que desempenha um papel crucial em quase todos os processos fisiológicos, incluindo a reprodução.14 Dormir entre dez e onze horas da noite ajuda o corpo a ficar em sincronia com esse ritmo. A luz solar ajuda a fornecer energia para o sistema circulatório, o que é importante para todos os aspectos da saúde. Fique no sol até que a pele fique no tom mais claro de rosa. Não se queime ao sol, pois é prejudicial à pele, mas desenvolva um bronzeado gradualmente.

RESUMO
O objetivo destas informações é ajudar você a ter um bebê feliz e saudável em seus braços. Se você e seu parceiro estão tendo problemas para engravidar, ou se você tem espermatozoides anormais ou desequilíbrios hormonais, estas informações têm o potencial de resolver estes problemas. Comece com uma autoavaliação honesta do seu nível atual de saúde e comprometimento com um estilo de vida saudável. Há espaço para melhorias? Você tem menos de quarenta anos? Se ambos forem verdadeiros, comece a aplicar estas informações imediatamente, e dê um tempo para ver os benefícios.

Se você tem quarenta anos ou mais, tem problemas médicos significativos ou vive uma vida exemplar e ainda não tem um bebê, então provavelmente precisa de mais ajuda. Definitivamente coma bem, faça escolhas de estilo de vida saudáveis ​​e comece a construir sua equipe. Isso pode incluir seu médico de atenção primária, um especialista em fertilidade, um médico holístico e outros profissionais de sua escolha que podem ajudá-la a obter saúde e fertilidade vibrantes. Comece hoje.


BARRAS LATERAIS

MACRONUTRIENTES PARA FERTILIDADE: GORDURAS, CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS
Gordura de alta qualidade, carboidratos e proteínas são necessários para a fertilidade.

GORDURAS, particularmente gorduras animais saturadas, são críticas para a produção de testosterona e outros hormônios. Essas gorduras também regulam o sistema imunológico, protegem contra inflamações, dão suporte à estrutura da membrana celular, ajudam a assimilar nutrientes e servem como uma fonte de energia de reserva (depois dos carboidratos). Aproximadamente 55 por cento das calorias diárias devem vir da gordura, principalmente gordura animal. Para um homem que consome 2500-3000 calorias por dia, isso se traduz em cerca de dez colheres de sopa de gordura por dia. Lembre-se de que a gordura ocorre naturalmente em muitos alimentos e as adicionadas devem ser gorduras saborosas e altamente nutritivas. Fontes de gorduras animais incluem carnes, gemas de ovos, manteiga, ghee, laticínios integrais, bacon, gordura de pato e ganso, queijo, frutos do mar e óleos de fígado de peixe. Gorduras de boa qualidade de fontes vegetais incluem óleo de coco, azeite de oliva e óleo de palma. Evite todas as gorduras e óleos processados ​​industrialmente, incluindo margarina, pastas de banheira, gorduras, óleos de cozinha, alimentos fritos e alimentos que contenham essas perigosas gorduras e óleos modernos. Todos os óleos poli-insaturados devem ser mantidos em um mínimo de menos de 4% do total de calorias, com um bom equilíbrio entre ômega-3 e ômega-6.

As principais funções dos CARBOIDRATOS são como fonte de energia para o corpo e como armazenamento para futuras necessidades energéticas. O pensamento atual entre alguns atletas e fãs de fitness é que não precisamos de carboidratos na dieta. Mas os carboidratos são essenciais para a produção de esperma, passagem de DNA para a prole, função da tireoide, estrutura celular, função imunológica e digestão. Aproximadamente 30 por cento das calorias diárias devem vir de alimentos ricos em carboidratos, incluindo vegetais, raízes, tubérculos, leguminosas, grãos devidamente preparados, frutas e pequenas quantidades de adoçantes naturais. Evite todos os carboidratos refinados, como açúcar branco, xarope de milho rico em frutose e farinha branca.

PROTEÍNAS são usadas pelo corpo para produzir hormônios, crescimento estrutural e reparo, para os cromossomos que passam o DNA para a criança e como uma fonte de energia de reserva (após carboidratos e gordura). Cerca de 15 por cento das calorias diárias devem vir de proteínas. Quantidades acima de 20 por cento não são saudáveis ​​e demonstraram estar associadas a doenças renais e aumento da mortalidade cardiovascular e por câncer. 6 Proteínas são necessárias todos os dias e não podem ser armazenadas. Fontes alimentares de proteínas de origem animal incluem carne, frutos do mar, ovos e laticínios. Eles contêm todos os aminoácidos essenciais (chamados de proteína “completa”) e são facilmente digeridos. Carne vermelha de boa qualidade (com gordura), vísceras, laticínios crus inteiros, peixes e crustáceos devem ser incluídos na dieta em todas as refeições. Proteínas de alimentos vegetais devem ser combinadas adequadamente e consumidas no mesmo dia para fornecer o complemento total de aminoácidos. Evite todos os pós de proteína — eles são altamente refinados e contêm aminoácidos danificados. Eles também podem esgotar rapidamente a vitamina A.

MINERAIS PARA FERTILIDADE
Os macrominerais são aqueles necessários em grandes quantidades. Eles incluem cálcio, cloreto, magnésio, fósforo,
potássio, sódio e enxofre. Os minerais traço são necessários em quantidades muito pequenas. Aqueles conhecidos por serem críticos para a fertilidade incluem cobalto, cobre, iodo, ferro, manganês, molibdênio, selênio e zinco.

Os minerais são essenciais para muitos aspectos da fertilidade masculina, para hormônios, para prevenir defeitos congênitos e para crescimento, manutenção e reparo. Os minerais são esgotados por drogas, café, álcool, refrigerantes, açúcar, estresse e metais pesados. Para que as plantas sejam uma boa fonte de minerais, elas devem ser cultivadas em solos ricos em minerais. Para que os produtos animais sejam uma boa fonte, os animais devem ser criados em solos ricos em minerais. Este é um excelente exemplo de como a saúde de todo o ecossistema é importante.

As principais fontes de minerais incluem vísceras, carne vermelha, frutos do mar, gemas de ovos e laticínios crus. Vegetais verde-escuros, algas marinhas, nozes, sementes e grãos são boas fontes vegetais de minerais.

Quando baixo, o zinco é frequentemente um fator limitante para a fertilidade masculina, e a melhor fonte são as ostras, com todos os mariscos sendo bons, assim como carne bovina, fígado e aves. Castanhas-do-pará são uma excelente fonte de selênio. O sal não refinado é uma fonte importante de sódio e cloreto, bem como pequenas quantidades de muitos outros minerais.

VITAMINAS PARA FERTILIDADE
A VITAMINA A é essencial para a formação de hormônios, incluindo todos os hormônios sexuais e do estresse. A Ingestão Diária Recomendada (RDA) para vitamina A é de 3.000 UI por dia, mas Weston Price descobriu que culturas indígenas saudáveis ​​consumiam muito mais dessa importante vitamina. 7 O complexo de vitamina A é esgotado pelo estresse, infecção, álcool, drogas e outras toxinas. O betacaroteno encontrado em alimentos vegetais não é o mesmo que a vitamina A. Apenas cerca de três por cento é convertido em uma forma de vitamina A, e 45 por cento dos adultos não conseguem converter nenhuma. Fontes alimentares de vitamina A incluem fígado e outras vísceras, peixes e frutos do mar, queijo, ovas de peixe, gemas de ovos, manteiga e creme. O óleo de fígado de peixe (como o óleo de fígado de bacalhau) é um suplemento alimentar completo rico em vitamina A se processado corretamente.

A VITAMINA D é outra vitamina lipossolúvel que é essencial para a reprodução. A RDA para vitamina D é de 600 UI por dia, mas Weston Price encontrou níveis muito mais altos nas dietas de povos indígenas saudáveis. A vitamina D é esgotada por medicamentos, estresse e deficiência de cálcio. Uma excelente fonte de vitamina D é a porção UV-B da luz solar que incide sobre a pele. É essencial passar tempo ao sol regularmente e expor o máximo possível do corpo até que a pele fique com o tom mais claro de rosa. Não se queime ao sol, pois é prejudicial à pele e você não produzirá mais vitamina D. O protetor solar bloqueia a produção de vitamina D. Fontes alimentares de vitamina D incluem peixes oleosos, mariscos, queijo, ovas de peixe, gemas de ovos, manteiga, creme, salame (bovino e suíno), bacon e banha. O óleo de fígado de peixe (como o óleo de fígado de bacalhau) é um suplemento alimentar completo rico em muitas das diferentes formas de vitamina D, se processado corretamente. Cuidado com as marcas que adicionam vitamina D sintética.

O complexo de VITAMINA E é essencial para que os hormônios reprodutivos funcionem adequadamente, para a fertilidade e para prevenir defeitos congênitos. Ele é esgotado pelo álcool, tabaco e grandes quantidades de óleos poli-insaturados. A RDA para vitamina E é de 22 UI por dia, mas a quantidade na dieta de pessoas saudáveis ​​é de 400-800 UI por dia. A vitamina E é um grupo de compostos que inclui quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Excelentes fontes alimentares de vitamina E incluem nozes e sementes, vegetais de folhas verde-escuras, mariscos, peixes, gorduras animais, manteiga, abacate e grãos (somente se moídos na hora). O óleo de gérmen de trigo é um suplemento alimentar completo rico em vitamina E. Ele deve vir de uma fonte confiável de alta qualidade, ser armazenado adequadamente e usado rapidamente. Óleos vegetais rançosos esgotam rapidamente a vitamina E.

VITAMINA K 2 (menoquinona), a forma animal da vitamina K 1 , é outro nutriente absolutamente crítico para a saúde reprodutiva. A vitamina K 2 ativa proteínas e ajuda a colocar o cálcio onde ele pertence, nos ossos e dentes (e não nos tecidos moles). Fontes de alimentos de origem animal incluem gordura e fígado de aves, ovos de peixe, manteiga, queijo, gemas de ovos e gordura de porco. Também é encontrada em certos alimentos fermentados, como natto, um alimento tradicional japonês feito pela fermentação de soja. Quase todas as formas de vitamina K 2 são produzidas por bactérias no intestino humano. 8 A forma vegetal da vitamina K é a K 1 (filoquinona); é encontrada em folhas verdes e é necessária para a coagulação do sangue.

O COMPLEXO DE VITAMINA B inclui nove vitaminas hidrossolúveis separadas: B 1 (tiamina), B 2 (riboflavina), B 3 (niacina), B 4 (colina), B 5 (ácido pantotênico), B 6 (piridoxina), B 7 (biotina), B 9 (folato) e B12 (metilcobalamina). Elas desempenham papéis importantes no metabolismo celular, incluindo saúde reprodutiva e desenvolvimento fetal. Cada uma funciona como um cofator em processos metabólicos ou é um precursor necessário para fazer um cofator. Por exemplo, a vitamina B 9 é necessária para o DNA e para auxiliar a rápida divisão celular necessária para a produção de esperma e gravidez. A vitamina B 12 é necessária no metabolismo de todas as células do corpo humano. A B 12 é encontrada apenas em produtos de origem animal, e a B 6 está principalmente em produtos de origem animal. As vitaminas B são sensíveis ao calor. Fontes alimentares para o complexo de vitamina B incluem fígado e outras vísceras, peixes e crustáceos, ovos de peixe, gemas de ovos, laticínios crus, carnes, grãos, legumes, nozes e sementes, frutas, vegetais e algas marinhas. A levedura nutricional contém muitas vitaminas B, mas deve vir de uma fonte de alta qualidade e não ser fortificada.

O COMPLEXO DE VITAMINA C inclui ácido ascórbico, ácido desidroascórbico, ascorbato de cálcio, ascorbato de sódio e outros sais de ácido ascórbico, rutina, bioflavonoides, fatores K, J, P, tirosinase, ascorbinogênio e cofatores minerais. Esta lista destaca claramente a inadequação de tomar um suplemento contendo apenas a porção de ácido ascórbico deste complexo vitamínico. O complexo de vitamina C é um cofator em muitas reações enzimáticas, incluindo a síntese de colágeno. O colágeno desempenha um papel fundamental para que um homem consiga manter uma ereção. A vitamina C é necessária em muitas reações metabólicas essenciais e é um antioxidante. É sensível ao calor e ao armazenamento. As fontes alimentares de vitamina C incluem frutas (acerola, rosa selvagem, goiaba, kiwi, morangos, laranjas e mamão), vegetais (pimentões, salsa e coentro), frutas vermelhas, vísceras e laticínios integrais crus.

ALIMENTOS SUPER FERTILIZANTES
Muitas culturas valorizavam certos “superalimentos” para fertilidade e os consumiam em preparação para o casamento e a reprodução. Alimentos de fertilidade de todo o mundo incluem:

OVOS DE PEIXE: Ricos em vitaminas lipossolúveis, zinco, iodo e ácidos graxos especiais, os ovos de peixe são uma fonte de nutrição e devem ser consumidos por homens e mulheres para aumentar a fertilidade e construir reservas nutricionais.

O FÍGADO é nossa melhor fonte de vitamina A, assim como de muitos outros nutrientes essenciais como ferro, zinco, B 12 e B 6 . O fígado de aves tem o melhor equilíbrio de vitaminas A, D e K 2 .

OSTRAS são uma das melhores fontes de zinco — junto com iodo, B 12 e vitaminas lipossolúveis. Homens em todo o mundo consomem ostras para proezas sexuais e fertilidade.

MANTEIGA é a gordura encontrada na natureza para o crescimento; ela contém muitos fatores que aumentam a fertilidade. A melhor manteiga vem de vacas que comem grama verde de rápido crescimento na primavera e no outono. Para fertilidade máxima, os homens devem consumir pelo menos quatro colheres de sopa por dia de manteiga de vacas criadas em pasto.

GEMAS DE OVO são ricas em vitamina D e muitos outros nutrientes — elas são a parte da fertilidade do ovo e devem fazer parte de qualquer dieta de fertilidade. As melhores são as gemas de ovos de galinhas criadas em pasto.

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU é um ótimo suplemento para fornecer vitaminas A e D, e também ácidos graxos especiais como DHA. Use apenas óleo de fígado de bacalhau que não tenha sido aquecido a altas temperaturas e que contenha apenas vitaminas naturais.

PRODUTOS LÁCTEOS CRU: Em estudos iniciais, o leite pasteurizado causou infertilidade em ratos, enquanto o leite cru restaurou a fertilidade.

O QUE FAZER PARA A FERTILIDADE MASCULINA
• Aspirar a uma saúde vibrante
• Ter filhos antes dos quarenta anos, se possível
• Saber em que dias de cada ciclo a mulher é fértil (sua “janela fértil”)
• Ter uma dieta saudável Nourishing Traditions rica em alimentos que fornecem nutrientes necessários para a fertilidade
• Manter o corpo o mais livre possível de exposições tóxicas
• Manter os testículos frescos
• Exercitar-se moderadamente
• Obter exposição à luz solar
• Dormir o suficiente
• Estar relaxado e feliz

O QUE EVITAR (OU RISCO DE SAÚDE RUIM E INFERTILIDADE)
• Adoçantes refinados e artificiais
• Grãos refinados
• Óleos vegetais comerciais
• Gorduras trans
• Produtos animais não saudáveis
​​• Alimentos geneticamente modificados (OGM)
• Produtos de soja
• Aditivos alimentares (conservantes, corantes, intensificadores de sabor como MSG, etc.)
• Cafeína
• Álcool
• Cigarros
• Drogas
• Alimentos aquecidos no micro-ondas ou irradiados
• Exposição a CEM (campos eletromagnéticos) — telefone, computador, wi-fi
• Toxinas químicas
• Altos níveis de estresse

AVALIE SUA DIETA
Como você sabe se está recebendo os nutrientes necessários para ter uma saúde vibrante e ser fértil? Comece comendo uma variedade de alimentos ricos em nutrientes. De vez em quando, coloque sua comida do dia em um rastreador de nutrientes online para ver como você está. Essas informações podem ser usadas para ajustar sua dieta. Observe o equilíbrio de gorduras, carboidratos e proteínas. Revise o relatório de ingestão de nutrientes e veja se você está recebendo quantidades adequadas de cada vitamina e mineral. Em seguida, compare seus resultados com as diretrizes fornecidas neste artigo. Ver uma deficiência pode orientar e motivar você a fazer mudanças para melhor.

NOTA DE CUIDADO
As informações neste artigo não estão necessariamente alinhadas com as Diretrizes Dietéticas atuais do USDA. No entanto, esses rastreadores de nutrientes estão. As quantidades recomendadas de gorduras (e tipos de gorduras), carboidratos, proteínas e sal diferem. A gordura saturada ainda é considerada sem valor nutricional. Além disso, esses rastreadores assumem uma conversão de 5% de betacaroteno em vitamina A ao calcular a ingestão de nutrientes de vitamina A. Conforme discutido acima, é possível que um indivíduo não converta nenhum. Tenha isso em mente ao usar uma dessas ferramentas de avaliação de nutrientes.

“Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer os serviços da Hostinger e criar seu site com qualidade! Clique aqui e aproveite para começar com tudo!”

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights